Será que um site é só mais uma tendência passageira? É o que as pessoas podem se perguntar diante da necessidade de construir um. Vemos tantos profissionais falarem da importância de ter um site, mas é preciso esclarecer melhor os benefícios e o porquê de utilizar esse canal.
No Marketing Digital, esse é um dos importantes canais que marcam a presença de uma empresa na internet. Em uma estratégia, o site deve cumprir seu papel e trabalhar de forma coordenada com outros meios. Assim, é fundamental entender por que ter um website é essencial para ter sucesso nesse tipo de estratégia.
Neste conteúdo, nossa proposta é falar sobre como sites estão funcionando nos planejamentos das empresas e sobre alguns motivos para ter um.
Como sites têm sido utilizados?
Ter um site é como estabelecer uma filial para sua empresa na internet. É uma chave para ter acesso a diferentes localizações, rompendo barreiras geográficas e temporais. Desse modo, muitas companhias têm utilizado esse canal de diferentes formas.
O estilo mais tradicional é o do site institucional, com diversos menus e páginas, incluindo a home page (a principal). São páginas de apresentação da marca, com dados gerais sobre ela, do que propõe, de sua missão e valores etc
Ao entrar em um website desses, o cliente deve aprender basicamente tudo o que precisa sobre a companhia.
O website pode apresentar uma seção “sobre a empresa”, descrições engajantes acerca do produto/serviço e até depoimentos para atrair a atenção. Há casos de agências e empresas menores que utilizam o famoso modelo de site em uma página.
É um canal mais focado em apresentar os produtos e serviços de forma direta, justamente, para estimular o contato. Tudo é exibido em apenas uma página, sendo que o cliente deve usar o mouse para dar scroll e conferir mais informações.
Qual é a importância de ter um site?
Agora, vamos mergulhar nos argumentos para entender a importância de ter um site.
Ser encontrado no Google
Um dos principais pontos é a visibilidade. Um site é uma ótima maneira de se conectar aos clientes por meio das buscas no Google. Afinal, quando as pessoas pesquisam qualquer coisa no buscador, as páginas com as melhores respostas são exibidas, o que dá às empresas a chance de serem conhecidas por esses potenciais consumidores.
A partir de um primeiro acesso ao site, a marca pode, então, começar um relacionamento e uma conversa bilateral com o cliente, seguindo as estratégias do Inbound Marketing. O conteúdo personalizado conquista os consumidores e os convence a continuar conectados, e até a seguir a companhia em outros canais, como nas redes sociais.
Todo o acesso que ocorre na internet ocorre por meio de sites. Até as mídias sociais têm esse formato. Assim, é o passo inicial para quem quer aumentar tráfego, ter pessoas conhecendo a marca no mundo online e transformar essas visitas em vendas.
Posicionar a marca no mercado
Um site é um marcador de presença no mundo virtual. A empresa que tem uma página funcional consegue se posicionar bem como uma organização que atua no digital e que trabalha para buscar resultados. Desse modo, estabelece-se como competitiva, até com companhias maiores.
No mundo digital, a concorrência depende menos do tamanho da empresa, e mais das medidas corretas que cada empresa toma. Ao investir corretamente em técnicas de SEO, por exemplo, é possível conseguir tráfego orgânico qualificado para superar a concorrência e alcançar o cliente, de modo a reforçar a credibilidade e autoridade.
Além disso, ter um site abre portas para a construção dessa autoridade. Você pode aplicar as melhores táticas para gerar um domínio forte, reconhecível, que se destaca no mundo virtual.
Assim, é possível conquistar maior visibilidade, também, o que, por sua vez, gera maior autoridade, em um ciclo de sucesso e crescimento.
Ficar acessível aos clientes a qualquer momento
Um site é uma forma de tornar a sua empresa acessível aos seus clientes o tempo todo. Diferentemente de estabelecimentos físicos, que trazem a limitação de apenas atender às pessoas em horário comercial.
No site, por outro lado, há informações úteis para acesso a qualquer momento, o que gera maiores possibilidades de conversão e convencimento dos consumidores. Assim, caso o seu cliente esteja buscando soluções durante a madrugada, por exemplo, ele pode se deparar com o seu endereço online e descobrir que você tem o que ele procura.
Transmitir a credibilidade do negócio
Um site é essencial para trazer a credibilidade já existente para o mundo digital. Se uma empresa tem uma marca forte no mundo offline e precisa traduzir isso de alguma forma para a internet, o site é fundamental.
Evidentemente, perfis nas redes sociais, por exemplo, também ajudam. Mas a página pode ser personalizada de acordo com o que sua marca quer, com a identidade dela e com a mensagem que se deseja transmitir. Ou seja, é possível tornar o site uma tradução do brand book da marca para atingir pessoas com uma presença forte e marcante.
Enquanto nas redes você está limitado ao que a plataforma permite, um site pode ser personalizado 100%. As cores, o texto, o visual, a organização das informações, a personalidade etc. É como ter um espaço único da empresa para trazer uma experiência similar à boa vivência que ela já proporciona em canais offline.
Aumentar as vendas
Outro ponto é o aumento de vendas. Um site é crucial para que as empresas expandam suas operações e consigam convencer mais pessoas a fechar negócio. Afinal, funciona bem como uma vitrine de produtos e serviços, e oferece links para que dúvidas sejam esclarecidas, o que facilita o contato.
Um botão de “entre em contato” ou “fale conosco” é imprescindível e ajuda muito. Assim, o cliente que entrar no site precisando daquela solução estará mais próximo da venda.
Ou seja, um website com as informações corretas e bem estruturadas é muito útil na experiência do cliente e na jornada do consumidor.
Reduzir custos com publicidade
Ter um site próprio é uma ótima ideia, pois reduz custos com publicidade. Em vez de investir todo o orçamento da empresa em anúncios e em recursos para trazer o cliente para perto, a companhia pode desenvolver o seu próprio endereço na internet para atrair esse cliente de forma orgânica.
Ou seja, a partir do trabalho com SEO, é possível captar as pessoas por meio das intenções de busca. Se há menos gastos com publicidade, a empresa pode alocar esses recursos para outras áreas.
Dessa forma, é possível expandir os negócios de forma mais eficiente, com maior retorno e menos custo de aquisição de clientes.
Potencializar os resultados das redes sociais
Como falamos, em uma estratégia de Inbound, a página serve para reforçar o trabalho com as mídias e com outros canais. Ou seja, você pode fazer links no site para as redes, usar ícones para redirecionar as pessoas, assim como usar as redes para levar público para o site.
Com uma página completa e efetiva, você terá conteúdo para publicar e mais ofertas interessantes para postar nesses espaços. Essa conectividade garante que mais pessoas sejam alcançadas e convertidas em clientes.
Por que algumas empresas ainda não possuem site?
Existem algumas objeções pelas quais algumas empresas preferem não investir em um site próprio. Ao manter tais questões, perde-se um grande potencial de negócios que poderia auxiliar a melhorar os resultados do estabelecimento. Veja os principais motivos que levam os empresários a optar por não ter um site abaixo.
Negócio local não precisa de site
Essa é uma das principais objeções de negócios que funcionam apenas em um determinado município. Tal entendimento de que a empresa atende somente em uma localidade e, portanto, não carece de um site pode gerar grandes prejuízos para o estabelecimento.
Por exemplo, apesar do site ser um bom canal de vendas, ele não serve apenas para esse fim. Nos dias atuais, muitos potenciais clientes procuram no Google informações sobre o seu negócio e, ao tê-lo disponível, as chances de melhorar o relacionamento com o seu público é grande.
Além disso, os sites podem ser usados para informar as pessoas sobre o que sua empresa faz, deixar claro qual é o seu horário de atendimento, garantir um bom posicionamento da marca e passar profissionalismo aos consumidores. Portanto, vale a pena investir em um bom site, ainda que seu estabelecimento seja local.
Empresa pequena ainda não tem essa necessidade
Se você deseja alcançar crescimento e garantir sustentabilidade ao seu pequeno negócio no longo prazo, investir em um site pode ser uma boa estratégia. Como dito, ele auxilia no posicionamento da sua marca e tem grande potencial para atrair mais clientes, sejam locais, sejam de outros municípios.
Além disso, o uso de estratégias de Marketing Digital que envolvem um site precisa de um nível de investimento menor do que os canais tradicionais. Assim, é uma boa oportunidade de reduzir riscos e garantir um bom alcance para concretizar mais vendas em sua empresa.
Com o aumento no número de negociações realizadas, as chances de aumentar a lucratividade e a relevância do seu pequeno estabelecimento, otimizando as possibilidades de crescimento e tomando uma parcela maior do segmento em que você está atuando.
Com isso, vale a pena investir em um site para aproveitar todas as vantagens que um site pode oferecer para o seu negócio. Deixe essas objeções de lado e procure um criador de páginas que lhe auxilie no desenvolvimento da sua.
Outros canais já são suficientes
Existem empresários que acreditam que apenas páginas de redes sociais já são o suficiente para alcançar os melhores resultados para o seu negócio. Porém, ao ter essa noção, acabam perdendo grandes oportunidades de negócios.
Contar com mídias como o Facebook e o Instagram nas estratégias da empresa realmente é relevante, mas, por que não complementar com um site?
Há usuários que preferem fazer buscas no Google para identificar se vale a pena fazer negociações com determinados estabelecimentos.
Autoridade é necessário apenas para as grandes marcas
Algumas pessoas acreditam que a ideia de autoridade que um site pode trazer está diretamente associada a grandes corporações e empresas multinacionais. Contudo, essa ideia equivocada pode atrapalhar seu desempenho na captação de novos consumidores.
Isso porque a autoridade que um site oferece não serve apenas para criar uma marca conhecida em território nacional, mas para que pessoas na sua região conheçam as soluções disponibilizadas.
Portanto, mesmo pequenos negócios precisam conquistar um espaço na web e oferecer um canal de comunicação aberto para gerar confiança em seu público.
Quais são os principais desafios das empresas em estruturar um site?
Quando falamos em desenvolver um site e dos benefícios, é comum pensar nos desafios que acompanham essa ideia. Um deles, evidentemente, é a questão técnica.
Colocar um site no ar requer certo conhecimento: ou de programação, para levantar algo do zero, ou das ferramentas para criar algo de forma mais simples. Assim, é preciso se atualizar com relação a esse mundo para saber qual é a melhor opção.
Há, também, a necessidade de conhecer hospedagem e gerenciamento de sistemas CMS, que estão diretamente ligados com a criação de sites, assim como os plugins.
Outro desafio é a manutenção de um site, com os cuidados principais para que seja estável e funcional. Isso inclui otimizações, como tornar o site mais rápido e mais responsivo (adaptável para quaisquer telas).
Deu para perceber a importância de ter um site para que as empresas consigam competir no mundo atual. A sua presença no digital depende da sua página, e o número de vendas também está ligado com a construção do espaço próprio na internet.
Com o endereço online, você consegue fortalecer o trabalho em outros canais, ser encontrado e reforçar a sua credibilidade.
Diante dos desafios, pode ser difícil imaginar como levantar um site do zero. Contudo, a melhor solução para isso já existe e está muito próxima de si e da sua empresa: a MMInformática!